terça-feira, 25 de outubro de 2011

Jogos Educativos online

Os jogos educativos online são um recurso recente e atual na educação.Como tal, são pouco explorados e não são suficientemente estudados de modo a garantir uma boa utilização pedagógica. Com esta afirmação, pretende-se explicar que para produzir e obter jogos que sejam considerados educativos é necessário estipular critérios e certificação dos mesmos.  Para garantir a boa utilização dos jogos nas escolas, aconselha-se a que os professores adquiram formação nas TIC, tornando-se críticos e exigentes em relação a este recurso.
É também importante dar a conhecer os objetivos na produção de um jogo educativo online:



  • Favorecer o pensamento crítico e desenvolvimento cognitivo;
  • Favorecer o desenvolvimento social, colaborando e interagindo;
  • Utilizar as disciplinas onde se encontram as maiores dificuldades por parte dos alunos;
  • Utilizar assuntos interessantes e estimulantes;
  • Utilizar um design gráfico apelativo.
Ao, um professor, utilizar um jogo educativo online em sala de aula permite:



  • Interação com diferentes ritmos;
  • Navegação intuitiva;
  • Estimulação na aprendizagem;
  • Aprendizagem lúdica;
  • Autonomia com ou sem acompanhamento.
Após esta reflexão, foi escolhido um jogo educativo para efetuar uma análise sobre os seus aspetos positivos e negativos, dando sugestões para o seu melhoramento. O jogo escolhido tem como tema a reciclagem.



Verificaram-se como aspetos positivos:
  1. A existência de uma caixa que tinha como função relembrar o que o jogador já tinha adquirido;
  2. os controles são simples.
Como aspetos negativos verificámos:
  1. A inexistência de um mapa, para orientar o jogador ao longo do labirinto;
  2. A existência de um cronómetro, que pode tornar o jogo frustrantepara a criança;
  3. Os ecopontos não correspondem aos ecopontos reais;
  4. Não especifica quando se erra.
  5. A existência de publicidade ao redor do jogo, distrai o jogador.
  6. A possível inexistência de aprendizagem, uma vez que o aluno não necessita de se esforçar para selecionar os objetos corretos para cada ecoponto.
    Sugestões:



    • Explicação da função de cada ecoponto;
    • Explicação sobre a mudança de cor dos bonecos;
    • Especificar as instruções do jogo.



    Referências bibliográficas:

    Avaliação de software educativo - Ensina-me a pescar!, de Fernando Albuquerque Costa
    Como olhar criticamente o software educativo multimédia, de Ana Amélia Amorim Carvalho

    2 comentários:

    1. Caras alunas,
      penso que conseguiram refetir sobre o jogo à luz dos textos sugeridos. No entanto, penso que teria sido interessante referir que, como o boneco vai colecionando todos os objectos que encontra e, sempre que toca num dos ecopontos, deixa lá ficar, automaticamente, todos os objetos que devem ser colocados nesse ecoponto. Não existe esforço do aluno para selecionar os objetos corretos e portanto também pode não haver qualquer aprendizagem.
      Cumprimentos
      Rosário

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    2. Caras alunas,
      não encontro nenhuma mensagem sobre a segurança na Internet. Algum problema?
      Cumprimentos
      Rosário

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